ASSEMBLEIA GERAL CONJUNTA OUVE CATEGORIA E DECIDE SOBRE DATA-BASE

11/10/2021 11/10/2021 16:10 421 visualizações

O ano de 2021 tem imposto desafios para todos e todas. Para a classe trabalhadora não poderia ser diferente, são inúmeras barreiras a serem ultrapassadas a cada dia. E um tema que merece debate e atenção é a recomposição salarial dos trabalhadores e trabalhadoras do Poder Judiciário do Estado de Tocantins, que permaneceram atuantes e trabalhando durante toda pandemia da Covid-19.

O Sinsjusto (Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado de Tocantins), o Sindojus (Sindicato dos Oficiais de Justiça de Tocantins) e a ASTJ (Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça de Tocantins) convocaram de forma ampla os trabalhadores e trabalhadoras da Justiça do Estado para Assembleia Geral Conjunta.

A reunião extraordinária aconteceu no último sábado (9/10), de forma virtual, e foi um momento em que os servidores e servidoras puderam deliberar a respeito de um tema importante para a categoria: a data-base e a proposta ofertada pelo TJ.

Os servidores e servidoras, de diferentes comarcas e regiões do estado, ouviram atentamente a proposta do Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins: o Órgão ofertou a recomposição salarial de 9%, desde que aos servidires renunciem do direito de questionar judicial e/ou administrativamente e não requerer o recebimento da diferença assim como dos valores retroativos.

A proposta apresentada pelo Tribunal de Justiça foi detalhada, de forma democrática, pelos membros do Sinsjusto, do Sindojus e da ASTJ. Feito amplo debate e com espaço para diálogo direto com a base, a Direção levou o tema ao debate.

A categoria deliberou por aceitar em parte a decisão do TJTO. Ficou aprovado os 9% de recomposição. Mas a categoria rejeitou a impossibilidade de reclamar, mesmo que futuramente, das diferenças e dos valores retroativos. Dessa forma, a maioria dos trabalhadores optaram por apresentar uma contraproposta à Direção do Tribunal.

As entidades encaminharão a contraproposta aprovada ao tribunal nos próximos dias, que, se aceita, encerram a discussão, se não, o debate em torno da data-base só será encerrado quando houver um acordo com o tribunal, de modo que os sevidores continuam em assembleia permanente até o final das negociações.

Assembleia

A entidade ressalta a importância da participação da base nas assembleias, com vistas a fortalecer as decisões e deliberações que envolvam todos os trabalhadores do TJTO.