APÓS INTENSA MOBILIZAÇÃO, RECOMPOSIÇÃO DE 9% PARA SERVIDORES DA JUSTIÇA É SANCIONADA

18/02/2022 18/02/2022 13:42 467 visualizações

O governador Wanderlei Barbosa sancionou, na noite desta quinta-feira (17), a lei que determina 9% de reajuste aos servidores públicos do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. O texto foi aprovado na Assembleia Legislativa, sob forte mobilização da categoria, no dia 8 de fevereiro deste ano. O reajuste será implementado de forma retroativa referente a janeiro de 2022.

A lei revisa o vencimento da categoria que se encontrava defasado desde 2018. A atuação da categoria para alcançar o retorno positivo foi fundamental. Desde meados de 2021 que a atual Diretoria havia realizado diversas visitas aos deputados e deputadas da Aleto com o intuito de mostrar a necessidade da recomposição, principalmente diante do atual cenário econômico do país, com altos índices de inflação e arrocho salarial.

Maria das Dores, presidente do Sindicato, aponta que “A categoria estava desde 2018 sem reajuste salarial. Foi realizado um trabalho intenso, mas ainda assim esbarrávamos na condição imposta pelo governo federal, de que estados e municípios não poderiam autorizar reajustes para que pudessem receber verbas federais para a manutenção dos serviços básicos de saúde para a população durante o período da pandemia. A lei federal (lei complementar 173/2020) instituiu repasses emergenciais aos estados com veto ao aumento da folha até dezembro de 2021. Com o fim do veto, os Estados puderam retomar a aprovação das datas-bases. Mas ainda com a proibição, a Diretoria do Sinsjusto se manteve presente na Aleto e nos gabinetes da Governadoria. Assim foi feito. Alcançamos nossa vitória, a recomposição foi sancionada no Diário Oficial.”, disse.