IGEPREV divulga lista com nomes de servidores, ativos e inativos, que precisam realizar recenseamento

06/06/2022 27/06/2022 19:05 871 visualizações

A falta de realização do Recenseamento Previdenciário poderá acarretar a suspensão de pagamento a partir da folha do mês de julho e até mesmo o cancelamento definitivo do benefício para os aposentados. Prazo foi prorrogado até 30 de junho.

Na última semana o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO) divulgou que devido ao grande número de segurados e beneficiários, ativos e inativos, que não conseguiram concluir o Recenseamento Previdenciário, o Instituto manterá o sistema disponível para realização do Recenseamento Previdenciário até o dia 30 de junho. Quem não fizer a regularização nesse prazo, terá o pagamento suspenso a partir da folha do mês de julho.

O Sinsjusto (Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins) alerta toda sua base para que façam a atualização. Maria das Dores, presidente do Sindicato, aponta que “o Instituto divulgou a lista com nomes dos servidores que precisam fazer o recenseamento. É importante que todos façam, para evitar prejuízos futuros”. Confiraaqui a lista (servidores do TJ estão na página 97 a 99)

A necessidade de ser fazer o procedimento é corroborado pelo presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima. Ele aponta que “É importante fazer o Recenseamento e não perder o prazo determinado, porque em caso da não realização do Recenseamento, os segurados [aposentados e pensionistas] poderão ter seus proventos suspensos, podendo o benefício ser cancelado definitivamente, nos termos da legislação previdenciária estadual”, ressalta.

Como realizar o recadastramento?

O Recenseamento deve ser realizado pelo aplicativo Meu RPPS ou via Web, no site do Igeprev – Recenseamento Previdenciário 2022. Quem tiver alguma dificuldade, pode buscar orientação na sede do Instituto em Palmas, ou nas unidades do É Pra Já de Araguaína e Gurupi. O atendimento presencial para orientação será até o dia 21 de junho e o sistema ficará disponível até o dia 30 de junho. 

De acordo com o Igeprev, “o procedimento para realização do Recenseamento é exclusivamente on-line e pode ser feito pelo computador ou pelo celular. Aqueles que não possuem webcam no computador poderão fazer o Recenseamento pelo aplicativo Meu RPPS no celular, já que é necessário fazer a foto no momento do cadastro, onde o sistema realiza o reconhecimento facial. Caso o processo seja iniciado no computador, não tem problema que seja concluído pelo celular sem a necessidade de reiniciar o processo do Recenseamento do zero”.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo WhatsApp: (063) 99977-4513 (mensagens de texto, de voz e envio de arquivos).