Nesta quinta-feira (16) ocorreu mais uma sessão do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins e na oportunidade a URV (Unidade Real de Valor) foi retomada na pauta: os embargos de reclamação da URV foram rejeitados por maioria dos votos, deixando assim a categoria mais próxima de alcançar o direito. A direção do Sinsjusto se fez presente no julgamento, a exemplo de como fez nos anteriores.
O tema era um dos mais aguardados do dia. O resultado é fruto de intensa mobilização feita pela atual gestão da entidade, que, conforme informado na última assembleia, tem diligenciado para a solução acerca da URV.
Para Maria das Dores, presidente do Sindicato, “entendemos que o Pleno reconheceu o direito, que nossa categoria busca desde 2013. Prova disso é exatamente essa Reclamação que foi proposta na atual gestão. A diretoria entende que foi uma decisão acertada, pois obteve reconhecimento unânime no primeiro julgamento, assim como hoje, maioria absoluta dos julgadores mantiveram a decisão anterior. Agora precisamos aguardar o trânsito em julgado e continuar as ações políticas e jurídicas.”, pontua.
Além disso, ela cita que “o julgamento é fruto da atuação constante da atual diretoria junto ao tribunal, aliado à atuação política firme. Sabemos da dificuldade em conseguir uma conciliação sem o julgamento favorável e isso foi reiterado em todas as oportunidades em que a diretoria buscou dialogar para um acordo”.
O que é a URV?
A URV é uma unidade monetária de referência que foi utilizada para fazer a conversão do Cruzeiro Real, moeda vigente no Brasil em 1994, para o Real que está em circulação até hoje.