“Chega de silêncio! Assédio, nunca mais”: Sinsjusto lança campanha para prevenir e combater prática no trabalho

05/06/2023 05/07/2023 14:39 567 visualizações

Dados mais recentes do Tribunal Superior do Trabalho (TST) apontam que, somente em 2021, foram ajuizados, na Justiça do Trabalho, mais de 52 mil casos relacionados a assédio moral e mais de três mil relativos a assédio sexual em todo o país, provando que tais violências são numerosas no ambiente de trabalho. Tal situação é realmente alarmante e nem sempre ela está distante de nós. Muitas vezes a/o assediada/o não se dá conta de que passa por esse tipo de situação e há ainda os casos daquelas/es que não sabem como denunciar ou sentem medo. 

Diante disso - no mês alusivo à data simbólica que visa prevenir e combater o assédio moral e sexual – o Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins lança, nesta segunda-feira (5/6), campanha de em todo o estado para conscientizar sobre esse tipo de violência psíquica ou física no ambiente laboral. 

A iniciativa do Sindicato, que terá duração inicial de dois meses, visa munir toda a categoria com informações importantes sobre o assunto para que saibam o que caracteriza o assédio moral e sexual; como prevenir; como denunciar; aprendam sobre os prejuízos e como comprovar essa prática. 

Com isso, a entidade vai divulgar semanalmente conteúdos importantes sobre a temática nas redes sociais e site da entidade a respeito do tema. O sindicato vai lançar ainda no período uma cartilha com orientações para toda a categoria, explicando sobre as situações humilhantes, vexaminosas e constrangedoras que ocorrem de forma reiterada e prolongada, o que pode causar doenças físicas e psicológicas na vítima. 

As diretoras e os diretores da entidade irão fazer visitas nas comarcas onde divulgarão o material e falarão sobre a importância do enfrentamento precoce do problema.

 

CANAL DE DENÚNCIA

O Sindicato oferece todo um suporte para a categoria, com profissionais gabaritados nas áreas de atendimento psicológico, social e jurídico. E, ao tomar conhecimento dos fatos, orienta a trabalhadora ou o trabalhador, para além da denúncia, sobre a reunião de provas para comprovar a prática. 

A entidade também oferece um canal para receber denúncias de servidoras e servidores que sofrem assédio moral: o canal da ouvidoria do Sindicato, no site da entidade (www.sinsjusto.org.br), no menu superior. Os interessados também podem obter informações por meio do (63) 99960-1350.