Nos dias 15 e 16 deste mês, a diretoria do Sinsjusto esteve presente nos encontros realizados pela FENAJUD (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados): o XIII Encontro Regional Nordeste e o XI Encontro de Comunicação. As agendas tinham o objetivo de realizar debates e promover formação em torno do movimento sindical e da comunicação plural e inclusiva. Os encontros ocorreram em Natal-RN.
Além de diversos dirigentes das entidades sindicais, os eventos contaram com a presença de assessores, jornalistas, publicitários e designers. O Sinsjusto esteve representado por sua presidente Maria das Dores, seu vice-presidente João Vaz Jr e o servidor Hélio Fábio, delegado sindical de Araguaçu.
XIII Encontro Regional Nordeste
Primeira atividade teve como tema “O Sindicalismo e a Política” e debateu temas ligados ao cotidiano dos sindicatos nordestinos. Iniciando a discussão, teve a palavra a mestra em Direito pela UFRN, Rayane Andrade, que discorreu sobre a importância da participação das mulheres na política: meios para se ter mais espaço; respeito à diversidade de gênero; a desigualdade racial; e a necessidade de reforçar os temas nos debates sindicais.
Na sequência, falando sobre o sindicalismo na política, o historiador e dirigente sindical Bernardo Fonseca apresentou uma análise da conjuntura política nacional, demonstrando como é imprescindível que o sindicalismo ocupe espaços de poder e decisão sobre os trabalhadores. Também fez um breve resgate da história do movimento sindical e de como este construiu, ao longo dos anos, o diálogo sobre direitos trabalhistas e representatividade.
Entre os encaminhamentos estão: a inclusão do debate para pressionar a derrubada da PEC 32 (Reforma Administrativa); e a construção de uma carta à Presidência da República, sugerindo a indicação de uma mulher negra para a próxima vaga do Supremo Tribunal Federal.
XI Encontro de Comunicação da FENAJUD
“Comunicação Antirracista”, tema central do evento, discutiu a importância de tornar o jornalismo sindical mais plural, inclusivo e diverso. Entre os objetivos, está o debate sobre mecanismos para a inclusão de mais profissionais negros dentro das comunicações sindicais e uma maior representatividade de negras e negros também em cargos de liderança dentro dessas instituições.
Profissionais comunicadores dos sindicatos presentes fizeram a composição da primeira mesa com o tema “Desafios para uma comunicação antirracista – Vivências dos profissionais de comunicação pretas e pretos”, onde o publicitário Caique Oliveira (BA), e os jornalistas Daiana Sacramento (BA), Yuri Nery (PE), Andressa Oliveira (DF) apresentaram suas experiências enquanto profissionais pretos.
Além disso, elucidaram como deve-se ampliar os espaços de participação; lutar por mais oportunidades no mercado; reconhecer o racismo como parte existente e danosa na vida da população negra; e a desassociação do negro ao que é negativo.
Palavra da presidente
Maria das Dores afirma que “os encontros foram muito significativos e de extrema importância para a formação sindical. É muito gratificante que a FENAJUD proporcione esses espaços para que cada vez mais estejamos alinhados às pautas que são de nosso interesse, conhecendo a realidade de outros colegas trabalhadores e nos atentando à luta pela igualdade racial e de gênero, além de pensar estratégias para defesa a de nossos direitos”.