Fenajud encampa nova campanha de conscientização no Novembro Azul

06/11/2024 06/11/2024 14:24 32 visualizações

 

Durante todo este mês, a Fenajud – Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados – se junta ao movimento global Novembro Azul, reforçando a importância do cuidado com a saúde do homem e da prevenção do câncer de próstata. Originado em 2003, na Austrália, o Novembro Azul busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças que afetam os homens, especialmente o câncer de próstata.

A campanha, que também é promovida pelo Instituto Nacional de Câncer – INCA e pelo Ministério da Saúde, destaca a relevância do cuidado preventivo, lembrando que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente entre os homens no Brasil, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Para o triênio 2023-2025, estima-se que surjam 71.730 novos casos da doença anualmente no país, o que o torna a segunda causa de óbitos por câncer na população masculina.

Segundo o INCA, fatores de risco, como idade avançada, histórico familiar e obesidade, aumentam as chances de desenvolvimento de tipos mais agressivos da doença, que é mais comum a partir dos 60 anos. Em adição, exposição a agentes químicos no ambiente de trabalho também pode contribuir para o surgimento de alguns casos.

Diante disso, os órgãos recomendam a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado, a adoção de hábitos saudáveis, como: fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para evitar o risco de doenças crônicas, dentre elas, o câncer.

O Instituto ressalta ainda que “Qualquer sinal de anormalidade no corpo é essencial para que os homens busquem o atendimento médico o mais cedo possível. Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Destaca-se que esses exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita de câncer de próstata.”.

Abraçando a causa

Neste Novembro Azul, a Fenajud e o Sinsjusto convoca todos a abraçarem a prevenção e o cuidado com a saúde masculina, promovendo o diálogo e a conscientização nas suas redes e locais de trabalho. Cuidar da saúde é um ato de coragem e respeito consigo mesmo e com os que estão ao redor.