Nesta terça-feira, 17 de setembro, o Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins (Sinsjusto) participou, de forma virtual, de uma importante reunião promovida pelo Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (MOSAP). O encontro teve como pauta central a defesa do fim da taxação da contribuição previdenciária para aposentados e pensionistas. A demanda vem ganhando força entre diversas entidades representativas de servidores públicos. Pelo Sinsjusto estiveram a diretora de Assuntos Jurídicos, Socorro Freitas, e a diretora de Assuntos Previdenciários, Bhonny Soares.
Durante a reunião, o Sinsjusto acompanhou as falas, que se desdobraram no sentido de reforçar a atuação e compromisso das entidades para apoio nos estados a fim de garantir a justiça previdenciária.
Socorro Freitas aponta que "esse debate precisa da união de todos nós. Serão beneficiados os aposentados de hoje e os de amanhã. É uma pauta extremamente válida, pois a atual cobrança é injusta, especialmente considerando que esses trabalhadores já contribuíram ao longo de suas carreiras para o sistema previdenciário. Nós, enquanto Sinsjusto, defendemos o fim dessa taxação, imposta sobre os proventos de aposentados e pensionistas, uma verdadeira penalização desproporcional que precisa ser revista urgentemente".
Essa foi a primeira participação direta do Sinsjusto junto ao Movimento. A Entidade tem acompanhado os desdobramentos por meio da Fenajud, que tem atuado diretamente pela aprovação da matéria.
O MOSAP tem promovido mobilizações e articulações junto a outros sindicatos e organizações da sociedade civil, com o objetivo de pressionar o governo e o Congresso Nacional a revisar essa legislação e defender a categoria.