Diretoria Jurídica do SINSJUSTO trata sobre implementação dos 11,98% da URV em visita ao Igeprev

Visita aconteceu na manhã desta terça-feira, 16.
16/12/2025 16/12/2025 15:24 41 visualizações

A diretora jurídica do SINSJUSTO, Maria Socorro Fernandes, acompanhada do assessor jurídico do sindicato, Jhenys Araújo, esteve no Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev) para tratar de demandas relacionadas à implementação do percentual de 11,98% da recomposição da Unidade Real de Valor (URV) nos benefícios de servidores aposentados, aposentadas e pensionistas.

 

Durante a reunião, a presidente do Igeprev, Bárbara Mendes, esclareceu que todos os aposentados(as) e pensionistas que possuem direito à paridade já tiveram a implementação do percentual realizada automaticamente. No entanto, os servidores aposentados e pensionistas que não se enquadram na regra da paridade precisam formalizar requerimento administrativo, com a abertura de processo específico, para que seja possível a revisão e o recálculo do benefício.

“Fomos informados que o Igeprev está organizando uma força-tarefa para dar maior celeridade à análise e conclusão desses processos, visando reduzir o tempo de espera dos servidores que aguardam a implementação dos 11,98%”, informou Socorro Fernandes.

Ainda de acordo com  o instituto, a exigência do processo administrativo se dá porque, nos casos sem paridade, o benefício é calculado pela média das remunerações, o que impede a aplicação direta do percentual sem a devida revisão individual. “Não há como recalcular a média sem um processo administrativo de revisão do benefício”, explicou.

A diretoria do SINSJUSTO reforçou que seguirá acompanhando de perto a tramitação dos requerimentos e orientando os servidores e pensionistas, com o objetivo de assegurar que nenhum direito seja prejudicado e que os benefícios sejam devidamente corrigidos.