O evento, promovido pelo SINDIJUS-PR, foi realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro. O SINSJUSTO esteve presente na 27ª Plenária Estadual dos Servidores do Poder Judiciário do Paraná, realizada em Curitiba, nos dias 14 e 15 de fevereiro, com o tema “O Futuro do Trabalho no Judiciário”. Representando a entidade, participaram Maria das Dores, Eliane e Luiz Aires. O evento, promovido pelo SINDIJUS-PR, começou com uma reflexão sobre as lutas e conquistas dos trabalhadores do Judiciário ao longo da história.
O segundo dia foi marcado por debates sobre o futuro do Judiciário, com a participação de especialistas como o juiz Rubens Casara (TJRJ), a procuradora Samia Bonavides (MPPR), a defensora Olenka Rocha (DPE-PR) e o servidor Neto Puerta (TJSC). O foco das discussões foi o papel fundamental dos servidores na construção de um Judiciário mais democrático, justo e acessível.
Os servidores aprovaram no sábado (15) a Pauta de Reivindicações para 2025 e o Plano de Lutas. No encerramento da 27ª Plenária Estadual do SIndijusPR, a categoria evidenciou a necessidade de valorização das diversas carreiras. Pautados pela discussão do Plano de Carreira, os servidores avaliaram alternativas para estabelecer um regramento completo para todos os cargos. Os servidores discutiram amplamente as prioridades que serão negociadas após a apresentação de toda a pauta à administração.
Maria das Dores, presidente da Junta Governativa, aponta que "É sempre importante participar de atividades como esta, que envolvem os direitos e as lutas dos servidores do Poder Judiciário. Mesmo em estados diferentes, as lutas se assemelham. Os debates foram ricos e nos abriram os olhos para pontos que merecem atenção também em nosso estado: o futuro do trabalho no Judiciário, a partir do conhecimento do passado e os desafios para o futuro, com a tecnologia. Por exemplo, o uso da Inteligência Artificial, mas na perspectiva de que o ser humano não será substituído, contudo precisa conhecer das ferramentas tecnológicas que são constantemente aprimoradas".
A Plenária foi um espaço essencial para fortalecer o debate e a mobilização da categoria. E o SINSJUSTO reafirma a importância da participação nos debates como esse, visto seu compromisso com a valorização dos servidores e destaca a importância da unidade na luta por melhores condições de trabalho.