SINSJUSTO presente no II Encontro Nacional do Coletivo de Negras e Negros da Fenajud

Sindicato participa de debates sobre combate ao racismo institucional e propõe criação de coletivo interno para fortalecer a pauta racial no Judiciário
29/09/2025 29/09/2025 09:58 151 visualizações

Com o objetivo de fomentar o debate racial dentro do sistema de Justiça e articular ações de combate ao racismo institucional, foi realizado, de 25 a 27 de setembro, no Rio de Janeiro, o II Encontro Nacional do Coletivo de Negras e Negros da Fenajud. O SINSJUSTO participou das discussões por meio das sindicalistas Eliane Barbosa Pinto, diretora da Junta Governativa do sindicato, e Cleide Leite, servidora da Comarca de Palmas que faz parte do Coletivo de Negras e Negros da FENAJUD.

 

Com o tema “Fortalecendo Coletivos, Articulando Lutas: Classe, Raça e Gênero no Judiciário”, o encontro foi marcado por palestras sobre assuntos como O papel da mulher negra nas Direções Sindicais, Cotas Raciais no Judiciário, Como criar um coletivo no seu sindicato e Comunicação Antirracista.

 

“Queremos, a partir deste evento, propor a criação do Coletivo de Negras e Negros no nosso sindicato e realizar debates que articulem de forma mais efetiva as temáticas de classe, raça e gênero no Judiciário”, destacou a diretora do SINSJUSTO, Eliane Barbosa.

 

O encontro, promovido pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), reuniu lideranças sindicais, intelectuais, representantes do movimento negro e ativistas de várias regiões do país para discutir a interseccionalidade entre raça, gênero e classe dentro das estruturas do Poder Judiciário.

 

O evento também teve como foco a construção de políticas públicas, estratégias de comunicação e ações formativas voltadas para a promoção da igualdade racial, reafirmando o compromisso da Fenajud com a justiça social, a equidade e a transformação do Judiciário em um espaço mais plural e democrático.

 

Com informações do Portal Fenajud.